26 de abril de 2012

Cólica Menstrual


Ola Meninas tudo bem?
 Eu fiquei pensando no que postar essa semana, e como foi uma semana muito dificil para mim resolvi postar sobre um dos problemas que eu enfrento todo mes, a Bendita Colica Menstrual. E como essas dicas me ajudou bastante resolvi compartilhar com vcs...




Grande parte das mulheres tem o probleminha das cólicas menstruais, que geralmente duram todos os dias do ciclo menstrual. Às vezes, são tão incômodas que nos deixam meio imobilizadas na cama, perdendo o horário no trabalho e afazeres. 





O que é?
As cólicas são causadas pela contração exagerada do músculo liso que possuímos no útero, o mesmo trabalhando para expulsar todos os óvulos que não foram utilizados (a famosa menstruação). A dor é localizada na região abaixo do abdomen, no útero, e às vezes indo até indo para o começo das coxas, dependendo da intensidade da cólica. Há algumas sugestões para dar uma aliviada ou se livrar totalmente das dores, mas se um tratamento simples não estiver sendo eficaz, o melhor a se fazer é consultar um médico, pois o problema pode ser um pouco mais sério.

Para aliviar as dores

- Para a maior parte das mulheres, apenas um bom analgésico específico para cólicas menstruais já é o suficiente. Buscopan e Atroveran são os mais populares, o primeiro sendo mais forte que o último. Porém, lembre-se que esses medicamentos tem uma dosagem certa, e tomar mais do que o aconselhável pode enfraquecer o efeito do remédio, ou até causar danos em seu estômago e fígado.
- Aplique uma compressa morna no local. Uma toalha com água morna ou então um banho morno  podem servir de bons substitutos.
- Dê uma balanceada em sua dieta. Para previnir as cólicas menstruais, uma boa dieta com alimentos saudáveis pode servir de ajuda. Durante o período menstrual, evite comidas com muito sal ou com muito açúcar, especialmente salgadinhos e doces, que contribuem para promover o inchaço e a lentidão. Faça uso de uma dieta balanceada, incluindo mais frutas, verduras e peixe, evite carnes com nível alto de colesterol. É também recomendável que você inclua mais vitaminas e minerais na dieta. Esses cuidados previnem que as cólicas se intensifiquem.
- Mexa-se. Sabemos que a sua vontade é ficar enrolada nas cobertas e não se levantar até a dor parar, mas ao contrário da crença popular que se mexer pode agravar a dor, certos exercícios na verdade são ótimos para aliviar cólicas, pois fortalecem o músculo liso, aquele que fica fatigado durante o período menstrual. Fazer um leve exercício de caminhada, ou até mesmo ioga e pilates, podem te deixar melhor e trabalhar seus músculos, liberando endorfina no processo. A endorfina é um hormônio do nosso sistema endócrino que, quando liberada, alivia a dor. Ela também possui uma estrutura química similar à da morfina, e é por causa dessa semelhança que apresentam um efeito analgésico. Porém, evite fazer exercícios ou atividades intensas; elas só vão fazer você se sentir pior.
hidratar- Mantenha-se hidratada. Mesmo que a menstruação cause uma sensação de inchaço, manter-se hidratada vai aliviar a dor. Beba bastante água, principalmente. Chás e sucos com pouco açúcar também podem ajudar, pois contém alguns elementos saudáveis que ajudam a diminuir a dor. Os chás de ervas, principalmente, são ótimos por, além de hidratarem, o líquido quente ajuda. Evite refrigerantes, achocolatados e café, essas substâncias ajudam a piorar as cólicas.
- Dê uma alongada. Alongar-se pode ajudar a aliviar um pouco a dor. Um bom exercício que trabalha a pélvis é se posicionar de pé, com as pernas um pouco afastadas, e sem dobrar os joelhos, encostar suas mãos o mais baixo que puder, mas sem forçar. Fique nessa posição por 20 segundos e volte ao normal. Outro exercício que ajuda é ficar na posição fetal, deitada de lado, com seus braços cruzados no peito e os joelhos dobrados na direção dos braços. Fique nessa posição por alguns minutos. Ambos os exercícios devem ajudar com as cólicas.

Ainda com dor?
Se suas cólicas menstruais continuam doendo muito, o melhor a se fazer é ver um médico. A possibilidade é que a dor menstrual seja uma dismenorréia secundária, o que é uma manifestação de um problema ginecológico. Um médico poderá prescrever um bom tratamento para resolver o problema, bem como aliviar as dores. Alguns médicos também podem recomendar a ingestão de anticoncepcionais, para alterar o ciclo menstrual normal e regular os hormônios.
Mas, lembrem-se; nenhuma mulher deve ser escrava da dor de cólicas menstruais. Existem maneiras de se livrar dela, para que você nunca mais tenha que ficar encolhida, queixando-se e choramingando de dor novamente.



Bom espero que essas dicas ajude voces tambem
Bjus e ate a proxima !

                                                                                       


14 comentários:

  1. Nossa nem me fale delas , é um terror pra mim rsrs ...
    ameii as dicas Keity , parabéns pelo post :D

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto muito sortuda mesmo, porque eu não tenho cólica õ/
    Nunca tive, e nem fico muito irada quando tô de TPM. Acho que, sei lá, eu devo ser estranha. Mas já sei que, quando tiver, a primeira coisa que vou fazer é seguir uma dessas dicas.
    Gostei daqui,
    beijos.
    http://the-mandie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce nao é estanha nao Amanda Cristine é pq algumas mulheres tem a sorte de nao sofrer desse mal...
      vc é realmente sortuda

      Excluir
  3. Nossa,eu passei foi maior perregue com ela esse mês,kkk demorou de descer, fiquei preocupada, mas qdo ela chegou, nooooooossa senhora!!! Chegou chegando!!!rs.
    Infelizmente nós mulheres temos esse porém ne? Ninguem merece!

    Estou seguindo seu blog tá?
    Se tiver interesse dá uma passada no meu tb, se gostar,me segue?
    www.universodajujubah.blogspot.com.br

    Beeeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso sempre acontece comigo, minha mestruaçao é meia irregular mas quando vem meu Deus eu nao sirvo pra nada...bjus

      obrigada por seguir

      Excluir
  4. Cólica ninguém merece, eu tenho é horrível parece amostra grátis de parto. Além de você sempre estar incomodada e com medo de manchar a calça, ai é um desespero. Eu tomo um comprimido que minha mãe dá, mas não sei o nome. http://luanapdomingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. voce nao é estanha nao Amanda Cristine é pq algumas mulheres tem a sorte de nao sofrer desse mal...

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho essa praga do demonho 0/

    singlejoao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. nossa minhas amigas super reclamam disso quase toda as semanas elas tem e chegam a chorar de dor :/

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nem menstruei ainda fiquei! Então nem me fale rs

    bjs
    Tem postagem novo lá no blog
    www.conectadablog.com

    ResponderExcluir
  9. Seguindo aqui!

    bjs
    Tem postagem novo lá no blog
    www.conectadablog.com

    ResponderExcluir
  10. Viixe, nada pior que isso! Parece que o mundo vai acabar, rs. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Eu quando era novinha, meu sonho era ficar menstruada, sinal de que você esta ficando adulta, mas me arrependi completamente quando vi que as cólicas faziam parte do pacote kkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei o seu Blog e já estou seguindo, gostaria muito de te ver no meu cantinho http://ninateinforma.blogspot.com.br/ ...
    me segue pls *o*. Bjokas, @ninateinforma(Tweeter)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...